Pelo menos, 70 das 373 pessoas que realizaram consultas de oftalmologia e diagnosticadas com cataratas, durante uma campanha promovida pela Organização de Solidariedade Evangélica (SOLE), em Menongue, Cuando Cubango, foram operadas com sucesso.
O oftalmologista Stephen Collins referiu, ontem, que a actividade, promovida em coordenação com o Sínodo Provincial da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), iniciou a 8 deste mês, no quadro do projecto de oftalmologia comunitária.
Para o acesso ao programa, o paciente teve uma comparticipação de dois mil kwanzas, relativamente às consultas de rotina, e 16 mil kwanzas, quando o caso fosse extracção da catarata.
Stephen Collins avançou que, até ao final deste mês, a SOLE pretende consultar mais de 500 pacientes com problemas oftalmológicos e realizar cerca de 100 cirurgias de cataratas.
O especialista destacou a idade avançada, coceiras nas vistas, poluição do ar, exposição demasiada ao sol, problemas mentais, diabetes, VIH/Sida e a tuberculose como principais causas de problemas de visão e, sobretudo, de cataratas.
jornaldeangola