O governador do Cuando Cubango, José Martins, anunciou, na cidade de Menongue, a revisão pontual de muitos dos 121 projectos inscritos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), por não constituírem, neste momento, prioridade para o bem-estar da população.

José Martins, que falava à imprensa, segunda-feira, no final do lançamento do sistema streaming da Rádio Nacional de Angola (RNA), explicou que o PIIM no Cuando Cubango, com um orçamento de 36 mil milhões de kwanzas, vai dar prioridade aos projectos ligados aos sectores da Saúde, Educação, Energia e Águas, bem como às vias de comunicação.

Sublinhou que os projectos inscritos anteriormente que não têm a ver com estes sectores serão descontinuados, com destaque para a construção de campos desportivos, tendo em conta a tipologia de algumas infra-estruturas que, neste momento, não constituem prioridade para os habitantes do Cuando Cubango.

Fez saber que uma equipa técnica provincial está a trabalhar na revisão pontual de alguns projectos, para que, logo que este processo seja concluído, a população do Cuando Cubango possa ver as acções do PIIM a serem executadas. O Cuando Cubango é a única província do país que, desde o lançamento do PIIM, não construiu nenhuma infra-estrutura, por causa da constante revisão dos projectos.  

José Martins referiu que o PIIM deve atender as preocupações mais prementes da população e é nesta perspectiva que alguns projectos não prioritários serão descontinuados, visando a  construção de mais escolas, unidades sanitárias, sistemas de fornecimento de energia e água potável, assim como terraplanagem das vias de acesso.

“Estamos a trabalhar nos pormenores que envolvem, sobretudo, os aspectos ligados à revisão de projectos e contratação de empreiteiros, para que as obras possam arrancar nos próximos dias”, disse o governador. Anunciou que o Presidente da República, João Lourenço, aprovou, no dia 24 de Janeiro deste ano, o expediente do PIIM do Cuando Cubango e, em função disto, o Governo da província tem autorização do Titular do Poder Executivo para dar início aos projectos o mais rápido possível, uma vez que os mesmos registam atraso em comparação com outras regiões do país, que já inauguraram muitas infra-estruturas.

José Martins salientou que os 36 mil milhões de kwanzas disponíveis para os projectos do PIIM serão distribuídos de forma racional em todos os municípios e comunas, no sentido das administrações trabalharem para o melhoramento das condições de vida da população.      

Garantido apoio aos órgãos
de Comunicação Social

O governador do Cuando Cubango anunciou que o Governo Provincial está a trabalhar, em estreita colaboração com o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, para a expansão do sinal da Rádio Nacional de Angola (RNA) em todos os municípios do Cuando Cubango, tendo em vista que nem todos os cidadãos têm acesso à Internet ou a um telefone digital, para acompanhar os programas da rádio por meio do sistema streaming.

José Martins informou que, nos próximos dias, estão agendadas visitas à Televisão Pública de Angola (TPA), Edições Novembro, Agência Angola Press (ANGOP) e à emissora local da Rádio Ecclésia, no sentido de aferir, pontualmente, o funcionamento dos referidos órgãos de comunicação social e as dificuldades, para que, a curto ou médio prazos, os problemas sejam resolvidos. 

“A nossa perspectiva é trabalhar no sentido de melhorar as condições de funcionamento destas instituições, partindo do princípio de que governar é comunicar”, disse, acrescentando que os meios de comunicação social jogam um papel preponderante para os governantes informarem aos governados as acções que estão ou serão feitas, para o melhoramento das condições de vida.

Fonte- jornaldeangola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *