O Presidente da República, João Lourenço, deixou na manhã desta quinta-feira Luanda com destino a Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, para tomar parte dos trabalhos da 10a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo dos países signatários do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação na República Democrática do Congo e na região.
A reunião de cúpula acontece ao longo da jornada de hoje e terá a participação de delegações dos 13 países ligados àquele mecanismo, a saber: Angola, Burundi, Quénia, República Centro Africana, Congo, República Democrática do Congo, Ruanda, África do Sul, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.
João Lourenço vai participar na Cimeira enquanto Presidente da República de Angola mas igualmente porque assume a Presidência temporária da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos.
A avaliação dos progressos alcançados no âmbito da implementação do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação na República Democrática do Congo e região é o propósito número 1 da Cimeira de Kinshasa.